Rack Diy

Espaço dedicado a quem gosta de construir os seus aquários, as suas estantes, os seus filtros ou os seus sistemas de iluminação? Do It Yourself e mostre-nos como fez.

Moderador: Fortunato

Responder
Alvar0Fr
Site Admin
Registado: segunda mar 18, 2024 11:01 pm
Answers: 0
Has thanked: 6 times
Been thanked: 1 time

Rack Diy

Mensagem por Alvar0Fr »

Venho mostrar o meu sistema que funciona maioriotariamente a sistema fotovoltaico a 12V. E nos casos nebulados ou as baterias não terem carga, passa automaticamente para o sistema eléctrico da casa mas os aparelhos sendo a 12V continuam a funcionar nos 12V.

Somente a bomba de retorno e os termostatos principais funcionam a 220V. O resto desde de bombas de ar, luzes, termostatos para criação e bomba da reposição funcionam a 12V.

Como referi uso sistema foltovoltaico ligado a um controlador de carga que controla a carga das baterias e onde tenho todo o sistema ligado.

Para controlar todos os dispositivos uso um arduino Uno que criei o código para os dispositivos em questão, onde tenho o controlador de energia que controla e automatiza a mudança da energia fotovoltaica para a energia da rede quando as baterias não têm carga e volta a mudar para energia fotovoltaica quando as baterias têm carga suficiente.

Imagem

Ligado ao arduino tenho o sensor de PH digital e 4 sensores de temperatura que me dão as leituras em tempo real em um mostrador digital. Em caso de a temperatura ou a leitura do ph ser mais alta ou mais baixa que os limites que meti, tenho um alarme sonoro que me informa.

As luzes também se ligam automaticamente e claro desligam. Podem ser controladas pelo o telemovel (através de aplicação e através da Alexa).

Imagem

Para as TPA´s uso um sistema de boias que controlam a bomba do depósito de reposição. Uso uma Sump para 17 aquários.
Imagem

Sempre que faço TPA desligo a bomba e como tenho sistema de reposição e de escoamente independente para cada aquário, consigo desligar um só aquário, ou os que quiser sem ter de desligar o sistema principal (reposiçao, escoamento e termostato). Assim se necessário retirar um aquario para limpeza ou simplesmente desligar do sistema para criação, doença ou o que seja, não pertubro o resto do sistema.

Imagem

Quando tenho o sistema a funcionar por rede eléctrica tenho uma aplicaçao que consigo ter a leitura dos gastos

Imagem

E para acabar tenho um sistema de alarme em caso de fuga de água da Aquara que me envia email e me notifica através da Alexa.
joaomaia
Registado: terça mar 19, 2024 11:05 am
Answers: 0
Has thanked: 1 time
Been thanked: 2 times

Re: Rack Diy

Mensagem por joaomaia »

Boa bricolagem, parabéns. Tens aí uma coisa muito bem esquematizada e organizada para um bom funcionamento e optimização.
Responder